Agendamento WhatsApp
Tour Virtual
Rua Quirino dos Santos, 72 - Barra Funda Tel: +55 11 3393 3030

Trabalhador já pode solicitar seguro-desemprego totalmente via internet

20/12/2018

Durante a apresentação do Seguro-Desemprego Web, que ocorreu no auditório do ministério em Brasília, o titular da pasta, Caio Vieira de Mello, afirmou que preferia "estar lançando o seguro-emprego e não o seguro-desemprego". — Mas infelizmente vivemos um momento de alta rotatividade de emprego e instabilidade econômica.

O seguro-desemprego representa uma importante fonte de subsistência para o cidadão no período em que ele está buscando uma nova colocação no mercado de trabalho — disse o ministro. 

O evento também contou com a presença de André Leandro Magalhães, presidente da Dataprev, órgão responsável pelo desenvolvimento da ferramenta. Em 2016, o Ministério do Trabalho solicitou apoio à Dataprev para desenvolver o Portal Emprega Brasil, com novos serviços e com o objetivo de melhorar o autoatendimento para o trabalhador. — O seguro-desemprego 100% web faz parte do mesmo projeto.

É um novo modelo de atendimento, com o uso de inteligência para evitar riscos e garantir a segurança de todo o processo — ressaltou Magalhães.

Mais atendimentos

De acordo com o Ministério do Trabalho, além de agilizar o atendimento, o seguro-desemprego 100% web permitirá que um maior número de trabalhadores seja atendido por dia. Atualmente, são 600 mil requerimentos por mês, em média.

Outra vantagem é que o prazo para recebimento do benefício, que é de 30 dias, começará a contar a partir da solicitação feita pela internet.

 

Fonte: O Globo