Fale conosco
Tour Virtual

Orientação profissional auxilia surdos na inserção no mercado de trabalho

26/08/2021

 

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), ligado ao Ministério da Educação, oferece orientação profissional individualizada de orientação profissional e direciona vagas de empregos por meio da Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional.

O primeiro passo para a inserção de pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho é um curso com orientações aos interessados.

"Nosso primeiro passo com a pessoa surda que vai procurar o mercado de trabalho é tentar superar a barreira da comunicação possibilitando o máximo de informações possíveis", informou Marcelo Kropf, da Coordenação de Acompanhamento e Avaliação do Educando do Ines.

Além dos candidatos, as empresas também recebem informações para receber a pessoa surda. Uma das ações é a sensibilização sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Após a fase de orientação, o Ines direciona o candidato para vagas de emprego por meio de parceria com empresas.

"Nosso trabalho, nossa visão é a inclusão, não simplesmente o emprego. Então, o direcionamento começa com uma parceria firmada com a empresa., onde a gente explica a importância da Língua de Sinais, de ter a possibilidade de intérprete.

Falamos também sobre a nossa disponibilidade para dar palestras, cursos, rodas de conversa para tirar dúvidas da empresa, dos gestores", relatou.

Os candidatos são encaminhados para vagas que atendam seu perfil e que tenham mais chances de êxito. "Nosso trabalho acontece antes, durante e depois, porque o que a gente quer é a inclusão.

E incluir no mercado de trabalho é muito além do que dar um emprego para a pessoa, isso é apenas uma parte dessa história", disse Kropf.

Serviço

Quem tiver interesse em participar do curso Orientações para o Mercado de Trabalho deve entrar em contato com a Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional (Diepro) do Ines pelo e-mail ou pelo Facebook.

Os serviços de qualificação profissional podem ser acessados gratuitamente por toda a comunidade.

As empresas que queiram ofertar vagas para surdos também podem entrar em contato com o Ines pelos mesmos canais disponibilizados nos links acima.

 

Fonte: DOURADOSAGORA
As notícias publicadas e reproduzidas nessa plataforma são de inteira responsabilidade de seus atores (citados na fonte). Dessa forma, os mesmos não traduzem necessariamente a opinião da Advocacia Trabalhista Borges


Quer saber mais sobre direito trabalhista? Fale com nossa equipe, agora!  

Se você precisa de uma assessoria de direito trabalhista, fale com a gente: