WhatsApp: pega mal não responder grupo do trabalho fora da empresa?

01/08/2017

Você já está em casa, deitada no sofá, com o dedo no controle remoto para dar play na série, quando chega mensagem no grupo de WhatsApp da empresa. Como lidar? Ignorar ou participar da conversa? A resposta, segundo especialistas,é clara: você pode fazer o que quiser. No Brasil, a lei prevê que, após o fim da jornada diária, você tem direito a 11 horas de descanso.

No Brasil, a lei prevê que, após o fim da jornada diária, você tem direito a 11 horas de descanso. “Isso é para garantir o restabelecimento da saúde física e mental do trabalhador” diz o advogado Leandro Moreira da Rocha Rodrigues, especializado em Direito Material e Processual do Trabalho. Nesse intervalo, você até pode responder mensagens do chefe, mas fará isso porque é dedicada, e não por ser obrigada.

A exceção é quem está de plantão à distância e, mesmo em casa, deve ficar à disposição da empresa. “Nesse caso, tem de haver uma cláusula específica no contrato de trabalho”, explica o advogado Mauricio Nahas Borges, mestre em Direito do Trabalho. Quem fica de sobreaviso recebe pelo plantão — um terço do valor da hora normal para cada hora, pelo tempo máximo de 24 horas seguidas. Se for chamado para trabalhar, deverá receber hora extra.

Pega mal não responder? Depende. Se as mensagens fora de hora chegam com frequência e isso não foi conversado na contratação, é aceitável não responder. Só que em vez de simplesmente ignorar os chamados, é melhor chamar o chefe para uma reunião.

Para ver a matéria completa acesse: UOL