Pausas para descanso: por que são importantes no trabalho?

27/07/2017

Sabe aquele chefe com ar de monarca? Sim, o tipo de chefe que apenas delega as tarefas e senta o dia todo no trono, ausente. O que é pior: acha que os colaboradores podem e devem trabalhar durante o turno inteiro, rendendo o máximo durante o expediente. Pois é. Esse tipo de “autoridade” está com os seus dias contados. Isso porque, hoje, esse modelo de gestão já se insuficiente.

A crença de que os colaboradores são verdadeiros robôs faz mais mal do que bem para a organização. O estresse causado pela sobrecarga acaba gerando justamente o efeito oposto do esperado: improdutividade e procrastinação. Além disso, já é comprovado cientificamente que pausas para descanso são extremamente recomendadas para garantir o rendimento máximo.

Se interessou pelo assunto? Então dá uma olhada no nosso post de hoje e entenda por que as pausas são tão importantes!

Limpam a sua mente

Querendo que os seus profissionais atingissem o máximo da performance, a Nasa encomendou um estudo, realizado por diversos pesquisadores. Ao observar a rotina da instituição, descobriram duas coisas muito importantes: em primeiro lugar, é preciso separar tarefas burocráticas das intelectuais; além disso, a pausa para o descanso entre as atividades é fundamental.

Os pesquisadores descobriram que determinadas tarefas acabam nos contaminando. Uma tarefa repetitiva, por exemplo, é desgastante e, se formos realizar outra tarefa que exija mais do intelecto logo em seguida, estaremos ainda sobrecarregados pela primeira e teremos o rendimento prejudicado. Entre um momento e outro, portanto, é preciso uma pausa para limpar a mente.

Eliminam o estresse

Você sabia que o Brasil é considerado um dos países com os maiores níveis de estresse do mundo? Mesmo com as belas praias e serras de causar inveja ao mundo, o país figura na lista criada pela International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse). Pode ter certeza: o ambiente de trabalho é uma das principais causas.

Hoje, reconhecemos o estresse como uma doença ocupacional. Em casos mais severos, a queda na produtividade é o menor dos problemas, por incrível que pareça. Os profissionais começam até mesmo a abandonar o posto de trabalho sem aviso prévio, isso sem contar a possibilidade de acessos de fúria no escritório. Não seja esse tipo de empresa: ofereça pausas para descanso.

Garantem a produtividade

Por fim, você já deve ter percebido qual é o resultado das pausas para descanso certo? Sim, no final o chefe monarca estava errado e, por isso mesmo, não há mais espaço para esse tipo de gestor no mercado de trabalho. Não é açoitando os colaboradores que conseguirá melhores resultados, mas, sim, oferecendo um ambiente mais leve.

Se a sua empresa ainda é daquelas em que os colaboradores precisam trabalhar sem parar, considere agora mesmo mudar de estratégia. As pausas para o descanso são saudáveis tanto para os colaboradores, quanto para o próprio negócio. Essa certamente é a melhor forma para manter um time forte e resiliente nesse mercado cada vez mais competitivo.

 

Fonte: Ponto Mais