Combate ao Trabalho Infantil é tema de evento no Santuário Nacional de Aparecida

03/10/2016

Por Ana Claudia de Siqueira, com informações do Santuário Nacional

Uma semana de atividades em Aparecida vai marcar uma campanha contra o Trabalho Infantil. O evento, abraçado pelo Santuário Nacional, é uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, integrando o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, e do Ministério Público do Trabalho (MPT) – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região.

A atividade, intitulada Semana da Criança, acontece de 9 a 16 de outubro especialmente por conta do dia de Nossa Senhora Aparecida, data marcante para o Santuário que recebe milhares de fiéis, e também pelas comemorações do Dia da Criança.

Segundo o presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-15, desembargador João Batista Martins César, o combate ao trabalho infantil enfrenta uma resistência cultural no Brasil, pois é aceito com naturalidade quando se trata de crianças em situação de vulnerabilidade social. Para João Batista, a Igreja Católica tem uma grande história de atuação na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Um exemplo disso são as Pastorais do Menor espalhadas por todo o País. Tendo em vista o grande fluxo de peregrinos no Santuário, a visibilidade e a importância do templo no Brasil e no mundo, uma estratégia de ação com este foco pode trazer bons resultados, proporcionando reflexão e conscientização sobre essa questão”, explica.

Participam da iniciativa os Tribunais Regionais do Trabalho da 15ª e 2ª Regiões, Procuradorias Regionais do Trabalho da 15ª e 2ª Regiões, Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI e o Fórum Estadual para Erradicação do Trabalho Infantil.

Missa de abertura contará com assinatura de carta de intenções

A programação da Semana da Criança está recheada de atividades para crianças, pais, educadores e público em geral. Serão palestras, missa, distribuição de cata-ventos (símbolo mundial de enfrentamento ao trabalho infantil) e de cartilha com 50 perguntas e respostas sobre o tema, recreação no Espaço Devotos Mirins, entre outros.

A programação inclui ainda a Exposição Itinerante “Um Mundo Sem Trabalho Infantil”, concebida pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho em parceria com a Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A mostra busca retratar as piores formas de trabalho infantil, para que a sociedade exija o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes a fim de garantir a esses jovens um futuro digno e equilibrado.

No dia 9, uma celebração às 7h30 no Altar Central da Basílica marca o início da programação. Além de contar com autoridades dos projetos de erradicação do trabalho infantil no Brasil, uma carta de intenções será lida e assinada ao final da celebração, alertando sobre a dimensão do problema no País.A missa será transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação, TV Cultura e emissoras coligadas.

Já confirmaram participação o presidente do TST, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, bem como a ministra Maria de Assis Calsing, vice-coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Estarão presentes também o procurador-geral do MPT, Ronaldo Curado Fleury, o presidente do TRT-15, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, diversos magistrados do Regional e Procuradores do Trabalho.

Antes disso, nesta terça-feira, 27/9, uma palestra reuniu cerca de 350 professores da rede Pública de Aparecida no Auditório Santo Afonso, para abordar os diferentes aspectos do Trabalho Infantil no País.

No dia 14/10, o auditório Santo Afonso, localizado no Hotel Rainha do Brasil, sedia o Seminário Nacional sobre Trabalho Infantojuvenil, com o tema: Sistema de Justiça do Trabalho e a Proteção da Criança e do Adolescente. Inscrições gratuitas podem ser feitas no endereço eletrônico: http://portal.trt15.jus.br/escola-judicial.

PROGRAMAÇÃO

27/ 09 – Às 17h30 – Palestra para os professores

Local: Auditório Santo Afonso

30/09 – Exposição “Um Mundo sem Trabalho Infantil”

9/10 – 7h30 – Missa (leitura e assinatura da carta)

Coletiva de Imprensa

Esquete Devotos Mirins Subsolo

Distribuição de leques e adesivos

10/10 – 14h30 às 17h30 – Atividades para crianças de 0 a 11 anos, com Visita à Imagem, recreação no Centro de Eventos padre Vítor, distribuição de balões e brincadeiras para as crianças.

11/10 – Teatro Devotos Mirins no Subsolo (dia todo)

12/10 – 7h – Missa das Crianças

A partir das 8h30 – Devotos Mirins e distribuição de cata-vento

13/10 – 9h – Programa Especial Bem-vindo Romeiro (matéria e entrevista)

14/10 – 6º Seminário Nacional sobre o TRABALHO INFANTOJUVENIL da AMATRAXV – Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório – Hotel Rainha do Brasil – Aparecida-SP.

15/10 – Programação no Espaço Devotos Mirins

16/10 – 8h – Celebração de Encerramento

Distribuição de Material

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região