7 aplicativos de iPhone indispensáveis para Advogados

22/07/2016

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos advogados. Antes, lidar com gadgets e equipamentos de última geração era um privilégio apenas dos jovens advogados, mas hoje, com o advento do processo digital e com a onipresença dos smartphones, é uma obrigação aprender a mexer com novas tecnologias e utilizá-las em benefício da profissão.

O iPhone por exemplo, é um ótimo assistente pessoal. Suas funções nativas como a Siri, Notas, Calendário, Messenger, dentre outros, facilitaram (e muito) a administração do tempo e dos compromissos. Mas eu não vim aqui pra falar dos aplicativos nativos do iPhone, e sim daqueles que vão facilitar o seu trabalho.

São tantos aplicativos novos lançados todos os dias que fica impossível acompanhar o que existe de melhor. Por isso, eu vou listar aqui os aplicativos mais úteis que eu uso para deixar o meu dia a dia mais prático, organizado e produtivo. Vamos lá?

1 – DROPBOX

7 aplicativos indispensveis para Advogados

Eu costumo dizer que o Dropbox é um “Super Arquivo”. Ele é um diretório virtual para armazenamento e compartilhamento de todo tipo de arquivo. Você pode utilizar ele tanto no seu celular, quanto no desktop. E não se preocupe com problemas de conexão, o Dropbox sincroniza os arquivos com sua conta por meio de uma pasta similar à pasta local do computador. Ah, e tem mais uma coisa: Ele disponibiliza uma pasta pública onde todos os arquivos possuem um link para distribuição livre. É uma ótima ferramenta para advogados correspondentes que precisam enviar arquivos grandes. Gratuito até 2GB.

2 – CAMSCANNER

7 aplicativos indispensveis para Advogados

Esse aplicativo simplesmente é a ferramenta perfeita para quem precisa tirar trocentas cópias daquele processo de 1989, ou até mesmo de um simples despacho. É um scanner de mão. Você tira a foto da página que deseja a cópia, ajusta as bordas e pronto, o aplicativo faz o resto pra você. E você também pode juntar várias páginas em um mesmo arquivo. Converte em PDF ou JPG e já envia direto pro email do solicitante ou para o seu próprio email cadastrado. Se preferir, pode armazenar os arquivos na nuvem ou enviar para o seu DropBox. Existe uma versão gratuita, mas ele aplica uma marca d’água nos seus escaneamentos. Por isso, recomendo que você baixe a versão CS+ que custa 0,99 dólares.

3 – WAZE

7 aplicativos indispensveis para Advogados

Você precisa sair do seu escritório para uma audiência, mas precisa terminar uma contestação importante, o que você faz? Sai mais cedo por causa do trânsito e atrasa a contestação? Ou adianta a contestação e corre o risco de perder a audiência? A resposta é, Waze! Esse app é um GPS colaborativo. Isso mesmo, os usuários compartilham informações do trânsito em tempo real, e ele calcula quanto tempo você levará até o seu destino de acordo com a movimentação do GPS dos usuários. Não é incrível? Além disso, o Waze alerta sobre acidentes, engarrafamentos e polícia antes de você chegar nesses locais. Mas quer saber o que eu mais gosto no Waze? Ele monta a sua rota utilizando o caminho mais livre de trânsito em tempo real ou mais curto. Você escolhe qual é o caminho mais rápido. Olha, se você mora numa cidade como Rio de Janeiro ou Salvador, que tem um trânsito das Índias, vai viciar no Waze.

4 – LINKEDIN TODAY

7 aplicativos indispensveis para Advogados

O Linkedin faz mais por você, do que você imagina! Assim como no Google Alertas, o Linkedin Today também monitora assuntos por palavra-chave, o melhor é que os artigos aparecem na sua página da Linkedin. Você também tem acesso aos comentários de profissionais e especialistas sobre determinado assunto. Esse serviço é gratuito. Este é o aplicativo que vai fazer de você o advogado mais antenado do escritório e ainda pode render alguns bons novos clientes.

5 – CAMCARD

7 aplicativos indispensveis para Advogados

Cartão de visita é coisa do passado! Se você se assustou com essa frase, você não é o primeiro. Muitos colegas se espantam quando eu digo que não uso mais cartão de visita. Mas, se você ainda curte o ‘cartãozinho’, esse aplicativo vai mudar sua vida. Provavelmente você deve receber muitos cartões de clientes ou de colegas da profissão, daí você coloca aquele cartão na gaveta e pronto, nunca mais você vê ele de novo. O CamCard fotografa o cartão de visita, captura os dados e organiza as informações de contato na agenda. (What!?) Pois é meu amigo e minha amiga, para encontrar aquele contato, basta digitar na busca de uma informação relacionada (nome, empresa, rua ou outra informação), que o contato e a imagem do cartão surgem na tela. O app permite também criar cartões de visita virtuais. Você escolhe o layout, insere e os dados e pronto. Entendeu agora porque eu não uso mais cartão de visita?) A versão gratuita possui limitação no número de contatos e anúncios. A versão paga, sem limite de cartões custa US$ 7,99.

6 – FEEDLY

7 aplicativos indispensveis para Advogados

Digamos que você usou o Waze para chegar naquela audiência mas a pauta está muito atrasada. O que você faz para passar o tempo? Abre o CandyCrush? Nããão! Seu tempo é muito precioso para isto. O Feedly é um app que centraliza todos os blogs e portais de notícias que você tem necessidade de ler, e ainda categoriza por tema. Ele é ótimo para você ler todas as atualizações dos tribunais enquanto toma seu café da manhã ou espera um vôo na sala de embarque.

7 – PDF EXPERT

7 aplicativos indispensveis para Advogados

O Pdf Expert tem diversas funcionalidades: Anotar e editar PDFs, marcar documentos no estilo ‘marca-texto’, inserir selos, mesclar PDFs, assinar documentos, preencher formulários PDF. Eu uso muito ele para assinar arquivos digitalmente. E não é aquela assinatura eletrônica dos tokens da vida. É assinatura mesmo, igual a manuscrita. Digamos que você precisa substabelecer um colega que está em outra cidade; você faz a sua assinatura com o dedo ou com a caneta digital (escolhe se a cor da caneta vai ser azul ou preta), salva e depois abre o arquivo no próprio app para inserir sua assinatura. Esse app já me salvou muitas vezes e acredito que vai te salvar também. Não existe versão gratuita do PDF Expert, hoje ele está custando $7,99 dólares, mas já vi promoções dele por $4,99. Uma alternativa para esse app é o Good Reader ou o DocuSign, mas eles não tem a versatilidade do PDF Expert.

Antes eu usava o iPhone apenas para receber ligações, ler emails, passar mensagens, mas ele pode fazer muito mais do que isso. Hoje o iPhone é meu assistente pessoal, e muitas dessas dicas de aplicativos e de como mexer nas funcionalidades do iPhone eu aprendi neste livro digital que está sendo disponibilizado gratuitamente pela autora. Clique aqui para baixar.

Se você tiver uma sugestão e aplicativo que use e não esteja aqui, deixa nos comentários, ou se preferir, pode me enviar por email: geisonpaschoal.adv@gmail.com

Fonte: Jusbrasil